Páginas

quinta-feira, 21 de abril de 2011

CHOCOLATES!!!

Páscoa chegando e não há nada mais gostoso do que falar dessa delícia...


Houve uma época em que o chocolate era considerado um dos grandes vilões da dieta e, principalmente as mulheres, tentavam evitá-lo a todo custo, para não comprometer a silhueta. No entanto, há algum tempo estudos comprovam que o alimento traz benefícios ao organismo e sua má-fama foi deixada de lado. Porém, na hora de comprar a guloseima, muitas pessoas ficam em dúvidas sobre qual o melhor tipo para o seu perfil de saúde.


Como escolher:

O mercado disponibiliza um leque de opções, principalmente em épocas como a Páscoa, onde o consumo do produto aumenta consideravelmente. Para fazer uma boa escolha, antes de qualquer coisa, é necessário que a pessoa conheça suas necessidades alimentares. "Uma pessoa diabética deve escolher a versão diet e, de preferência, sem leite, ou seja, chocolates à base de soja. O leite pode atrapalhar os receptores de insulina, piorando a glicemia", exemplifica Fernanda Granja (especializada em nutrição funcional, nutrição pediátrica e fisiologia de exercício).
A profissional conta ainda, que para os adeptos de uma alimentação saudável e equilibrada as melhores opções são as versões com mais de 60% de cacau, ou as com alfarroba. "Eles têm menor teor de gordura, de açúcar e mais antioxidantes. Isso se traduz em: redução de doenças cardiovasculares, pressão arterial, possíveis tumores e maior sensação de bem estar", atesta.

Bons motivos para degustar:

O chocolate é rico em vitaminas do complexo B e, por isso, é ótimo para enegia e disposição. Além disso, é fonte de proteínas.

  • Possui minerais como ferro, magnésio, potássio e fósforo. Pode reduzir hipertensão arterial e produzir relaxamento muscular, diminuindo dores musculares e cefaleias.
  • As catequinas, substâncias antioxidantes, auxiliam na redução de doenças cardiovasculares, hipetensã arterial e células tumorais.
  • Ótimo para atletas, pois promove um efeito estimulante do sistema muscular pela presença da teobromina.
  • Indicado para estudantes ou idosos que precisam de uma concentração extra, pois possui cafeína, um estimulante do sistema nervoso central.
  • Fonte de um nutriente precursor de serotonina, a feniletilamina, o chocolate é indicado para aqueles que precisam de um estímulo para o bem-estar, principalmente mulheres com TPM, adolescentes na puberdade e mulheres menopausadas. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário